top of page

FT8 para iniciantes ( e velhos radioamadores ) - Parte 1

  • PY2APK
  • 15 de out.
  • 3 min de leitura

Agora que caiu a necessidade de saber fazer CW para alcançar as classes B e A, muita gente está ingressando no Radioamadorismo, e inevitávelmente a grande maioria quer fazer FT8, devido à enorme eficiência desse modo digital sobre todos os outros, inclusive o CW. Esse modo permite que façamos contatos com outras estaçoes distantes, sem a necessidade de enormes antenas ou de amplificadores de potência de kilowatts.


Este modo surgiu de um trabalho de engenheiros da NASA que também eram radioamadores, e desde que foi oferecido gratuitamente à comunidade, revolucionou o mundo, sendo que hoje mais de 85% de todos os contatos feitos no mundo são feitos usando este modo. Mas, nem tudo são rosas: não basta apenas o nosso rádio, precisamos usar um computador também, pois é justamente o programa utilizado que faz a procura e decodificação do sinal em meio ao ruido recebido no rádio, e é muito eficiente, superando bastante o ouvido humano no modo de CW.


Para quem tem pouca idade, usar um computador é natural. Instalar os programas, configurar, ajustar niveis de audio, usar painel de controle do Windows, tudo não passa de uma pequena dificuldade momentânea.


Mas para quem já tem idade, isso assusta ! Percebo que os radioamadores mais velhos tem uma dificujldade muito maior em fazer o que é necessário nos seujs computadores, e assim ficam reticentes quando são tentados a fazer FT8. Mas é para isso que existem palestras sobre FT8, e vídeos no Youtube.


Primeiro, uma idéia da operação. Os rádios costumam ter cerca de 100 watts de potência, e com isto pode-se fazer contatos no mundo inteiro ! Muita gente opera com apenas 20W, e faz contatos com mais de 10.000 Km de distância ! E isso com antenas simples tipo dipolo horizontal ! Se tiver antenas direcionais, um amplificador de potência, e um rotor para apontar as antenas, o radioamador comum, com um rádio simples que pode ter até mesmo mais de 20 anos de fabricação, consegue ter um desempenho das grandes estações de conteste, que custam dez vezes mais !


Outra coisa legal é que as faixas de operação para FT8 possuem 3Khz apenas. Parece pouco ? Acredite, é muito grande !!!!!!! Em dias de propagação aberta, nesses 3Khz é possivel receber mais de 100 estações diferentes em FT8 !!!! E em cada banda, existem pelo menos 3 faixas em frequencias diferentes para fazermos os contatos.


Para quem usa um rádio mais antigo, que não tem ainda a possibilidade de ser ligado a um computador por uma porta USB, é necessário usar uma interface de áudio, que permite que o audio do rádio seja enviado ao computador, e que o audio da placa de som do computador seja enviado ao rádio na transmissão, e que também faça o acionamento da transmissão do rádio. E, claro, seu computador precisa ter uma placa de som nele, algo que todo computador moderno possui, e todos os notebooks também. Mas para evitar problemas, sempre sugiro que se use uma placa de som externa, ligada à uma porta USB. Nem toda placa é adequada, você precisa de uma que o controle de volume de recepção dela realmente funcione.


Por ultimo, mas não indispensável : um cabo CAT para permitir o controle de seu rádio pelo computador. Assim, você não precisará operar o rádio manualmente mudando as frequencias ou as bandas; tudo será feito pelo programa de FT8 !


E para quem tem um rádio moderno, que já tenha embutido a placa de som e com um cabo USB para ligar no computador ?

Bom, para esse felizardo nao precisa de nada além de ligar o cabo dele em uma porta USB e instalar o driver do fabricante, o que já irá criar uma placa de som para ser usada nos programas de FT8 e uma conexão serial tipo COM para ser usado como CAT ! Mais nada !


Resumindo : você precisa do rádio, do computador com uma placa de som, uma interface de áudio e um cabo CAT adequado ao seu rádio e que posswa ser ligado em uma porta USB de seu computador. Pode usar antenas tipo vertical ? Bom, depende de sua localização ! Essas antenas são simples e baratas, mas são as que mais recebem os ruidos elétricos produzidos pela humanidade !!!! São boas opções se você reside longe das grandes cidades. Caso contrário, melhor usar antenas tipo dipolo ou direcionais.


Na próxima parte falaremos mais sobre o FT8.






Posts recentes

Ver tudo

Comentários


JPHAM

Contatos :

(11) 98204-3594  98204-3619

Formulário de assinatura

Email enviado!

CNPJ: 30.575.954/0001-93

Praça Tristão da Cunha, 56
Vila Oratório - São Paulo/SP

Política de Cookies

Política da Loja

Métodos de Pagamentos Aceitos

©2025 por JPHam. Orgulhosamente criado por GCA Comunicação

bottom of page