FT8 para iniciantes ( e velhos radioamadores ) - Parte 4
- PY2APK
- 15 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de out.
A IMPORTANCIA DE CONHECER A LARGURA DE BANDA DE NOSSO RÁDIO
Todo rádio possui uma determinada largura de banda de transmissão, e outra largura de banda de recepção.
Por exemplo, o IC-718 possui largura de banda em SSB de 2,4 Khz. Não quer dizer que ele não receba sinal acima disso, mas eles serão bem atenuados quanto mais longe estiverem dos 2,4 Khz !
Para quem tem esse rádio, vai sempre notar que a recepção de sinais acima de 2,4 Khz é bem inferior ao restante, e também não se deve transmitir acima dessa frequência, ou o sinal pode ser distorcido.
Já um IC-7300 tem uma largura de banda acima de 3 Khz, mas nao recomendo a ninguém usar maior do que 3100 Hertz. Não vai melhorar nada, apenas vai piorar a relação sinal/ruído e fazer os sinais fracos parecerem ainda mais fracos, piorando a decodificação.
Portanto, sempre ajuste a sua BW e a sua TX para os limites de seu rádio E respeitando os 3 Khz máximos.
AJUSTES INICIAIS NO WATERFALL
Faça a configuração do seu waterfall ficar igual ao da tela abaixo, e depois faça o ajuste dos sliders horizontais azuis ( os dois de cima ) para melhorar a visibilidadee dos sinais. Mas antes desse ajuste, siga a leitura mais abaixo para aprender a interpretar possíveis problemas.

COMO USAR O WATERFALL
O Waterfall é uma ferramenta muito importante, pois ela nos permite visualizar os sinais existentes no espectro, mas, principalmente, nos mostra se a largura de banda de nosso rádio está adequada, mostra se existem possiveis estações transmitindo com sinal fraco, e nos permite encontrar uma frequencia mais livre para posicionarmos a nossa transmissão !
Por exemplo, um rádio que erroneamente mantém acionado o filtro de CW vai receber muito pouco, e vai ter um waterfall quase vazio, veja abaixo:

Já um rádio com algum tipo de filtragem acionada, como o IC-7300 com seus botoes TWIN fora do padrão, mostra um waterfall deste tipo :

O ideal é configurar o waterfall para mostrar a largura máxima de 3 Khz, e ajustar as barrinhas para que você consiga ter uma melhor visualização dos sinais e dos ruídos. Semprer é melhor ver os ruidinhos aparecerem na tela, pois eles ajudam visualmente a encontrarmos sinais existentes e lugares mais livres para fazermos a nossa transmissão.
Veja a diferença entre estas duas telas mostradas abaixo, uma com baixo ganho e outra com ganho maior :


O slider azul na parte alta situado mais à esquerda define o ganho, e o do lado direito dele define o ruido de zero, que é um tipo de ruido base. Ajustando os dois, vc consegue chegar a diversas configurações, use aquela que visualmente te permite achar mais sinais e mais espaços livres !
E, muito, mas muito importante : DESLIGUE QUALQUER TIPO DE FILTRAGEM DE RUIDO, DNR, DSP !
Na próxima parte, daremos algumas dicas valiosas para obter mais contatos.



Comentários